sábado, 26 de março de 2016
Propriedade da Potenciação II
a)
3 4 =
b)
2 5 =
c)
1 4 =
d)
0 6 =
e)
(-2) 4 =
f)
5 0 =
g)
(2,43) 0 =
h)
(-0,5) 0 =
i)
17¹ =
j)
(1,45) ¹ =
k)
(-5) ¹ =
l)
3 -1 =
m) (-3) -2 =
n)
2 – 4 =
o)
(-0,75) -2 =
2)
Para resolver as potências a seguir é preciso fazer
cada cálculo passo a passo, evitando assim erros com sinais:
a)
-2 ³ =
b)
-3² =
c)
-4³ =
d)
-5³ =
e)
-5² =
f)
– (-2)³ =
g)
– (-3)² =
h)
– (-5)² =
3)
Coloque V (verdadeiro) ou F
(falso):
Para
resolver este exercício é importante conhecer muito bem as propriedades da
potência.
( ) 5 – 6 . 5 6 = 1
( ) 6 -2 . 6 -5 = 6 10
( ) 7³ : 7 5 = 7 -5 .
7³
( ) 2 5 : 2³ = 1²
( ) 3³ . 3 5 = 9 8
( ) (p + 3)
-2 = p
-2 + 3 -2
( ) 7² + 7³ = 7 5
( ) (3 5)² = 3 7
4)
Simplifique as expressões, usando sempre que possível
as propriedades da potência:
a)
(2xy²)³ =
b)
(3xy²) . (2x²y³) =
c)
(5ab²)² . (a²b)³ =
5)
Usando potências de mesma base, e as propriedades das
potências, resolva:
a) 5 m + 2 : 5 m – 1 =
b) 2 m + 1 . 2 m + 2 : 4 m – 1 =
6)
Transforme em radical:
a) 1024 0,4
=
b) 625 -0,25
=
sexta-feira, 18 de março de 2016
Propriedade da Potenciação
1. Simplificando a expressão [29
: (22 . 2)3]-3, obtém-se:
a) 236
b) 2-30
c) 2-6
d) 1
e) a
2. Se 53a = 64, o
valor de 5-a é:
a) –1/4
b) 1/40
c) 1/20
d) 1/8
e) ¼
3. (FUVEST) O valor de (0,2)3
+ (0,16)2 é:
a) 0,0264
b) 0,0336
c) 0,1056
d) 0,2568
e)
0,6256
a) Qual é a base?
b) Qual é o expoente?
c) Qual é a potência?
5. Escreva na forma de potência, depois dê os resultados:
a) 6 · 6 · 6 · 6 =
b) 9 · 9 =
c) 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 · 7 =
d) a · a · a · a · a =
6. Calcule o que se pede:
a) O quadrado de 15;
b) O dobro de 15;
c) O cubo de 8;
d) O triplo de 8;
a) 35 + 5²= b) 50 - 4² =
c) -18 + 10² = d) -6² + 20 =
e) -12 - 1⁷ = f) -2⁵ - 40 =
8. Reduza a uma só potência:
a) 5⁶ . 5² = b) x⁷. x⁸=
c) x⁵ .x³ . x = d) m⁷ . m⁰ . m⁵ =
e) a . a² . a = f) 2⁴ . 2 . 2⁹ =
9. Encontre as potências de:
a) (-3)⁷ : (-3)² = b) (+4)¹⁰ : (+4)³ =
c) (-5)⁶ : (-5)² = d) (+3)⁹ : (+3) =
e) (-2)⁸ : (-2)⁵ = f) (-3)⁷ : (-3) =.
10. Aplique a propriedade da potência de potência:
a) [(-4)² ]³ = b) [(+5)³ ]⁴ =
c) [(-3)³ ]² = d) [(-7)³ ]³ =
e) [(+2)⁴ ]⁵ = f) [(-7)⁵ ]³ =
11.Escreva como uma
única potência de base ( –3 ). Depois, efetue a potenciação.
a) [( –3 )5]2 : (
–3 )8
b) [( –3 )1]2( –3 )3:
( –3 )4
c) ( –3 )10( –3 )6
: [( –3 )2]8
d) ( –3 )6 : ( –3 )2 : [( –3 )1]0
Queridos estudantes;
Neste bimestre o projeto de literatura será em torno da leitura do livro "A Revolução do Bichos" de George Orwell.
Como ajuda para o estudo de vocês, seria interessante a leitura em PDF.
Para iniciar clique AQUI!
Abraço,
Profª Raquel
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Abraço,
Profª Raquel
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
Avaliação Diagnóstica - 2016
Avaliação Diagnóstica no período de 14/03 a 18/03
Conteúdo da Avaliação Diagnóstica para 8º ano
Números Inteiros
Números Racionais
Equação do 1º grau
Plano Cartesiano
Classificação do ângulo
Bissetriz do ângulo
Perímetro e área de figuras planas
Conteúdo da Avaliação Diagnóstica para 9º ano
Números irracionais
Potenciação e radiciação
Monômio e polinômio
Produto notável
Fatoração
Ângulos complementares e suplementares
Ângulos formados por retas paralelas e uma transversal
Polígonos
Conteúdo da Avaliação Diagnóstica para 8º ano
Números Inteiros
Números Racionais
Equação do 1º grau
Plano Cartesiano
Classificação do ângulo
Bissetriz do ângulo
Perímetro e área de figuras planas
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Polígonos
domingo, 28 de fevereiro de 2016
Leitores;
Não é novidade para a comunidade educacional que vivemos em um mundo globalizado, dinâmico e que passa por constantes mutações capazes de transformar a sociedade. Consideremos que a evolução tecnológica dos últimos anos instiga esse comportamento e que, de certo modo, desafia o contexto educacional mundial e brasileiro.
Nessa perspectiva, a tecnologia pode desempenhar um papel fundamental na educação, permitindo o armazenamento e a circulação de informações, além de multiplicar as possibilidades de utilização do saber, traçando metas e atingindo uma educação cada vez mais realista, colaborando como ferramenta que oferece a informação de maneira mais dinâmica ao estudante.
Desse modo, este blog foi criado para facilitar a comunicação entre os estudantes, os pais e professores do Centro de Ensino Fundamental 102 Norte (CEF 102 Norte), gerando possibilidades positivas ao aprendizado de nossos estudantes. Amanhã, iniciaremos mais um ano letivo repleto de muita paz e sabedoria a todos os atores e agentes da educação desse país.
Prof. Mstª Raquel Morbach
Prof. Mstª Raquel Morbach
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