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Desafio ao 9º ano!!!!! EQUAÇÃO BIQUADRADA

terça-feira, 14 de junho de 2016

Exercitando... Teorema de Pitágoas!!


1 - Determine o valor numérico de X em cada um dos triângulos retângulos seguinte (use o teorema de Pitágoras)

 2 - O Pedro e o João estão a «andar» de baloiço, como indica a figura:


A altura máxima a que pode subir cada um dos amigos é de 60 cm.
Qual o comprimento do baloiço?

3) Qual era a altura do poste?







Para quem perdeu a aula sobre Teorema de Pitágoras!!!


quinta-feira, 2 de junho de 2016

EXERCÍCO DE ÂNGULO INSCRITO - 8º ANO


EXERCÍCIO DE EQUAÇÕES BIQUADRADAS


1) Resolva as equações biquadradas, transformando-as em equação do 2º grau.

a) 4x4 – 17x2 + 4 = 0

b)x4 – 13x2 + 36 = 0

c) 4x4 – 10x2 + 9 = 0

d) x4 + 3x2 – 4 = 0

e) 4x4 -37x2 + 9 = 0

f) 16x4 – 40x2 + 9 = 0

g) x4 -7x2 + 12 = 0

h) x4 + 5x2 + 6 = 0

i) 8x4 – 10m2 + 3 = 0

j) 9x4 – 13x2 + 4 = 0

k) x4 – 18x2 + 32 = 0

l) (x2 + 2x).(x2 – 2x) = 45

m) x4 – m2 – 12 = 0


2) Resolva as expressões biquadradas, dando as raízes:
a) (x2 – 1).(x2 – 12)+ 24 = 0
b) (x2 + 2)2 = 2.(x2 + 6)
c) (x + 2).(x – 2).(x + 1).(x – 1) + 5x2 = 20
d) x2.(x2 – 9) = -20
e) (x2 + 6)2 17.(x2 + 6) + 70 = 0
f) x2.(x2 – 10) + 9 = (x + 1).(x – 1)



EQUAÇÃO BIQUADRADA

RESOLUÇÃO DE UMA EQUAÇÃO BIQUADRADA
      Na resolução de uma equação biquadrada em IR devemos substituir sua variável, transformando-a numa equação do 2º grau.
      Observe agora a sequência que deve ser utilizada na resolução de uma equação biquadrada.

Seqüência prática
  • Substitua x4 por y2 ( ou qualquer outra incógnita elevada ao quadrado) e x2 por y.
  • Resolva a equação ay2 + by + c = 0
  • Determine a raiz quadrada de cada uma da raízes ( y'e y'') da equação ay2 + by + c = 0.
       Essas duas relações indicam-nos que cada raiz positiva da equação ay2 + by + c = 0 dá origem a duas raízes simétricas para a biquadrada: a raiz negativa não dá origem a nenhuma raiz real para a mesma.
Exemplos:
  • Determine as raízes da equação biquadrada x4 - 13 x2 + 36 = 0.
Solução
Substituindo x4 por y2 e x2 por y, temos:
                   
                     y2 - 13y + 36 = 0
Resolvendo essa equação, obtemos:

                  y'=4     e      y''=9
Como x2= y, temos:
                  
Logo, temos para conjunto verdade: V={ -3, -2, 2, 3}.
  • Determine as raízes da equação biquadrada x4 + 4x2 - 60 = 0.
Solução
Substituindo x4 por y2 e x2 por y, temos:

                       y2 + 4y - 60 = 0
Resolvendo essa equação, obtemos:

                     y'=6   e  y''= -10
Como x2= y, temos:

                   
Logo, temos para o conjunto verdade:.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Equação do 2º grau - Problemas

1 - Um terreno retangular mede 26 m de comprimento e 16 m de largura. Aos fundos do terreno e em uma de suas laterais — como mostra a figura a seguir — serão acrescentadas duas faixas de mesma largura. Com essa expansão do terreno, a nova área medirá 816 m2. Qual será a largura dessas faixas?


2 - Determine três números inteiros positivos e consecutivos tais que o quadrado do menor seja igual a diferença dos outros dois.

3- Dentre os números -2, 0, 1, 4, quais deles são raízes da equação x2-2x-8= 0? 

4 - Tenho material suficiente para fazer 54 m de cerca. Preciso ter um cercado retangular com 180 m² de área. Quanto devem medir os lados do cercado?

5 - Sabe-se que a soma dos quadrados de dois números inteiros e consecutivos é 85. Quais são esses números?

terça-feira, 17 de maio de 2016

Equação do 2º grau - Completa

1) Resolva as seguintes equações do 2º grau, identifique os coeficientes e determine as raízes se existir.
x² + 5x + 6 = 0
x² - 7x + 12 = 0
x² + 5x + 4 = 0
7x² + x + 2 = 0
x² - 18x + 45 = 0
-x² - x + 30 = 0
x² - 6x + 9 = 0
( x + 3)² = 1
( x - 5)² = 1
2x - 4)² = 0
( x - 3)² = -2x²


2)Dada a equação literal de incógnita x: 2x2 + (k – 4).x + (6k – 2) = 0
a) para que valor de k as raízes tem soma 11?
b) para que valor de k as raízes tem produto 11?
c) para que  valor de k o número 0 é raiz?
d) para que valor de k o número 1 é raiz?

3)Sabe-se que a equação 5x2- 4x + 2m = 0  tem duas raízes reais e diferente. Nessas condições, determine o valor de ‘m’.
4)Determine o valor de ‘p’ na equação x2 – px + 9 = 0  para que essa equação tenha um única raiz real.

5) A equação (x – 2)(x + 2) = 2x – 9:
a) admite duas raízes reais e iguais.
b) admite duas raízes reais e opostas.
c) admite apenas uma raiz.
d) não admite raízes reais.